O termo emoções negativas se refere às emoções que produzem uma experiência emocional desagradável, como por exemplo, a ansiedade, a tristeza e a raiva, podendo comprometer a saúde.
Em períodos de estresse, quando as pessoas desenvolvem muitas reações emocionais negativas, é mais provável que surjam certas doenças relacionadas com o sistema imunológico, como por exemplo:
Dentro das emoções negativas, uma das reações emocionais que mais se tem estudado é, sem dúvida, a ansiedade. Este é um estado emocional reconhecidamente associado a múltiplos transtornos.
Uma segunda emoção negativa que está sendo muito estudada é a raiva, por sua estreita relação com os transtornos cardiovasculares. Finalmente, a tristeza e sua representação psicopatológica, a depressão, são amplamente estudadas, especialmente pelo fato de estarem, em geral, acompanhadas de altos níveis de ansiedade.
A ansiedade pode ser considerada como uma reação natural que se produz diante de certos tipos de situações nas quais a pessoa necessitaria de recursos adaptativos extras. As situações que desencadeiam a reação de ansiedade têm em comum, geralmente, a previsão subjetiva de possíveis consequências negativas para o indivíduo.
Essa reação supõe uma mobilização de diferentes recursos, como:
Tais recursos têm como objetivo o enfrentamento das possíveis consequências negativas.
Apesar da ansiedade ser uma emoção natural e essencialmente adaptativa, quando excessiva, ela pode estar na base de muitos processos que podem levar à doença.
Respeito, ética e amor pela psicanálise
Copyright 2023 Todos os direitos reservados.