Relacionamento abusivo

Quando estamos num relacionamento abusivo, muitas vezes pode ser difícil ter uma visão completa da relação.

Ciúme excessivo é um sinal, sentir saudade é diferente de fiscalizar. Quando se sente saudade, é normal mandar uma mensagem, falar com o parceiro, saber como está indo seu período. Já fiscalizar é privar o parceiro de liberdade individual. A diferença mora na intensidade.

Seu parceiro ou parceira tenta te diminuir?

Constrangimento público: Se o seu companheiro ou companheira zomba de você na frente dos outros, faz piadas que te deixam desconfortável ou tenta resolver questões pessoais em público, você pode estar em um relacionamento abusivo.

Diminuir sua autoestima: A pessoa te faz sentir que você não é capaz de tomar decisões. A pessoa te faz pensar que não é nada sem ele ou ela, te dá impressão que o relacionamento é a única saída para resolução de problemas.

Dependência Emocional:

O relacionamento para o dependente se caracteriza por não haver limites definidos. Há sofrimento, que é confundido com amor, e assim a pessoa fica presa em um relacionamento insatisfatório que ela não consegue deixar. O medo de ser abandonado(a) é uma das principais características do dependente.

Se você estiver em um relacionamento desse tipo, procure ajuda.

Acompanhe o Instituto Liebe nas redes sociais:

Instagram | Facebook | Acesse o nosso site